Começam nesta segunda-feira (11) as inscrições da seleção para o Programa estadual FormaSUS, que oferece bolsas integrais para cursos técnicos de saúde em instituições particulares conveniadas. São oferecidas 188 vagas em análises clínicas, radiologia e enfermagem, em todas as regiões do estado. O cadastramento segue até o dia 25 de junho, na internet.
Os aprovados poderão estudar em 36 instituições de ensino técnico localizadas em 17 municípios do Grande Recife, Agreste e Sertão. Estão aptos a concorrer a essas vagas candidatos que estudaram em escolas públicas ou ex-alunos de instituições privadas que contaram com bolsas integrais.
Há oportunidades para os seguintes municípios: Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Carpina, Caruaru, Escada, Goiana, Jaboatão dos Guararapes, Limoeiro, Olinda, Palmares, Recife, Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe e Vitória de Santo Antão.
Na inscrição, o candidato deve ficar atento à modalidade de ensino médio que cursou. Quem fez o Ensino Médio Regular precisa informar as três médias anuais de português e as três médias anuais de matemática.
Existem também os cursos modulares, como Ensino Médio Técnico, Travessia, Educação de Jovens e Adultos. Nesses casos, cada semestre/quadrimestre cursado corresponde a um período letivo. Por isso, todas as médias de português e matemática devem ser informadas no ato de inscrição.
É preciso também informar o número de períodos letivos cursados em cada disciplina, de português e de matemática, e informar todas as médias de português e matemática de cada um dos períodos letivos cursados no ensino médio e registrados no certificado de conclusão do ensino médio.
O resultado preliminar da seleção será divulgado no dia 10 de julho. A lista final de aprovados sai em 19 de julho, na internet. A matrícula ocorrerá entre os dias 23 e 25 de julho e deve ser feita nas instituições de ensino técnico que participam da iniciativa.
O FormaSUS está no sétimo ano. Entre 2012 e 2017, foram ofertadas 495 bolsas de nível superior e 667 bolsas integrais de estudo para cursos técnicos. As bolsas integrais são uma contrapartida das instituições de ensino privadas que utilizam a unidades da rede estadual de saúde como campo de estudo e prática para a formação de seus estudantes.