Polícia Civil prendeu em flagrante oito integrantes de uma organização criminosa responsável por roubar, adulterar e vender veículos a terceiros em Pernambuco e em outros estados do país, como Paraíba, Alagoas, Pará e Rio Grande do Norte. As prisões, realizadas nos bairros da Iputinga e da Caxangá, na Zona Oeste do Recife, ocorreram na segunda (14) e foram divulgadas nesta sexta (18) pela corporação. Ao todo, foram apreendidos seis carros, dos quais quatro estavam adulterados.
De acordo com o delegado Newson Mota, da Delegacia de Delitos de Trânsito, o grupo escolhia os carros a serem roubados a partir dos documentos que eram falsificados pelos integrantes da quadrilha. "Eles mandavam os assaltantes roubarem os veículos com as características idênticas às dos documentos. Após o roubo, adulteravam o chassi e outros sinais identificadores e vendiam a terceiros", explica.
Durante as investigações da operação, iniciada em julho, a polícia chegou a uma granja em Aldeia, em Camaragibe, no Grande Recife, em que havia nove veículos. "Naquela ocasião, a quadrilha não foi desarticulada porque os indivíduos se evadiram do local", conta Newson Mota.
Segundo o delegado, alguns dos compradores não tinham conhecimento de que os carros eram roubados, mas outras pessoas estavam cientes de que os automóveis eram oriundos de roubo. "Nós estamos trocando informações com o Depatri [Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais] para planejar todas as ações que decorrem do que já fizemos. Esperamos dar prosseguimento a essa operação", alega, referindo-se aos receptadores dos veículos roubados.
Ainda de acordo com Newson Mota, as oito pessoas foram autuadas em flagrante e, após uma audiência de custódia, seis delas foram encaminhadas ao Centro de Observação e Triagem Professor Everaldo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife. Um deles foi liberado após o pagamento de fiança de R$ 8 mil e outro homem vai responder ao processo em liberdade