A Agência Pernambucana de Águas e Clima emitiu, na manhã desta quinta-feira (6), um alerta de chuvas moderadas a fortes em quatro áreas do estado: Grande Recife, Zonas da Mata Sul e Norte e Agreste. O aviso, publicado no site do órgão às 9h30, tem validade de 48 horas.
De acordo com a Apac, a previsão é de chuvas mais intensas na noite desta quinta e na manhã de sexta-feira (7). Existe, ainda, a tendência de manutenção das precipitações até sábado (8).
Diante do alerta, a Defesa Civil do Recife orienta moradores de áreas de risco a procurar abrigo em locais seguros, em caso de necessidade. O órgão mantém um plantão permanente e pode ser acionado pelo telefone 0800 081 3400. A ligação é gratuita e a Central de Atendimento funciona durante 24 horas.
Nas últimas 24 horas, de acordo com o monitoramento pluviométrico feito pela Apac, o maior volume de chuvas no Grande Recife foi registrado na estação de Barra do Riachão, em São Lourenço da Mata. Houve notificação de 43,74 milímetros.
No Recife, foi registrado um índice pluviométrico de 33, 03 milímetros, no mesmo período. Barreiros, na Mata Sul, uma das cidades atingidas pelas chuvas e enchentes de maio, teve 31,27 milímetros.