Em comemoração ao terceiro ano de sua fundação, o Paço do Frevo, no Centro do Recife, preparou uma programação especial, a partir de quinta-feira (9), quando é celebrado o aniversário de 110 anos do surgimento do gênero musical. A programação segue até março, com oficinas, palestras, lançamento de livro e visitas programadas.
Nas terças-feiras, a entrada será gratuita, estendendo-se, neste mês, ao dia 9 e à programação vespertina do dia 10. Ao longo dos três anos de funcionamento, o Paço do Frevo recebeu cerca de 310 mil visitantes, com 62 mil visitas mediadas e 104 atrações culturais.
A programação da quinta começará às 9h, com café da manhã de acolhimento a convidados, ao som de orquestra de frevo. A partir das 10h, educadores realizarão acolhimento com música, poesia, apresentação artística dos resultados dos cursos de Prática de Orquestra de Frevo de Bloco e Canto-Coral.
Nesta terça-feira (7), o o Paço sediou uma entrevista coletiva para marcar o lançamento das atividades. Durante o evento, a secretária de Cultura do Recife, Leda Alves, lembrou a importância do equipamento não apenas como museu estético, mas no resgate da cultura popular pernambucana.
"O frevo é essa imensa variedade de símbolos. Não há coreografia, o ritmo é quem dita a dança. O Paço do Frevo é muito mais que o lugar, que a estrutura, que a beleza do ambiente. Nos faz sentir vivos e está a serviço de uma ideia, uma causa", disse.
Na abertura das comemorações, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) certificará o instituto como Centro de Referência. Também haverá apresentação da Orquestra Acadêmica do Paço do Frevo e mostra da Escola de Dança.
Às 14h, o teatrólogo Reinaldo de Oliveira ministrará palestra interativa sobre a história do frevo. Haverá lançamento de livros com apresentações artísticas com o maestro Ademir Araújo e Claudionor Germano e, por fim, às 17h, programação cultural em frente ao Paço.
Nas sextas-feiras (10, 17 e 24), a programação incluirá a Hora do Frevo, sempre ao meio-dia, com entrada grátis ao público. Na primeira edição, o carro-chefe será a apresentação da Orquestra Matéria Prima, ao meio-dia, e com entrada gratuita às 16h, para apresentação da Orquestra da Polícia Militar de Pernambuco.
Na segunda sexta-feira (17), quem se apresentará é o músico Renato Bandeira e, fechando a programação, 'Do Jazz ao Frevo: Sandy Creesman e Spok'. No domingo (12), às 16h, o maestro Spok comendará orquestra com mais de 80 pessoas, executando canções compostas pelos próprios músicos, na Praça do Arsenal, em frente ao paço.
Para finalizar, entre os dias 26 e 1° de março, o equipamento oferecerá maquiagem artística e vivências de frevo, ambos inclusos no ingresso. Todas as terças-feiras, o Paço do Frevo ficará aberto, das 9h às 12h e das 14h às 17h, com atividades gratuitas em que os visitantes experimentam dez passos básicos de frevo, com jogo de improvisos.