Terminal Integrado (TI) de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, vai deixar de aceitar dinheiro para a integração de passageiros, a partir de sábado (15). Com a nova medida, o acesso aos ônibus e ao metrô sem pagamento de nova passagem será feito, exclusivamente, por meio do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). Ao todo, 4,5 mil pessoas circulam pelo local, por dia.
(Correção: Inicialmente, o Grande Recife havia informado que "usuários que circulam pelo TI Cavaleiro irão catracar exclusivamente com o Vale Eletrônico Metropolitano". Posteriormente, o consórcio explicou que a entrada no terminal poderá ser feita mediante pagamento em dinheiro, mas não há mais integração entre metrô e ônibus sem o uso do VEM. O embarque deixa de ser feito pela porta traseira, como era anteriormente. A matéria foi alterada às 12h05.)
Com a mudança, o embarque nas seis linhas que operam no TI passará a ser feito pela porta dianteira dos ônibus. O passageiro deverá girar a catraca, mas o sistema não debitará o valor da passagem. Anteriormente, o acesso era feito pelas portas traseiras e do meio dos coletivos.
Sobre a mudança, o Grande Recife Consórcio alegou que a novidade vai assegurar melhorias ao sistema e beneficiará os passageiros. O órgão é o gestor do transpoprte coletivo da Região Metropolitana.
Outra novidade é que 15 novas linhas realizarão integração temporal no TI. Em fase de testes, o modelo poderá ser levado para outros terminais integrados, de acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte.
A integração temporal permite que o usuário utilize os dois modais ou duas linhas de ônibus pagando apenas uma passagem, em um intervalo de duas horas. O Grande Recife Consórcio ressalta que a integração temporal só pode ser feita por meio do VEM.
Para comunicar os usuários das mudanças, o consórcio afirmou que se reuniu com líderes comuntários de seis comunidades da região e distribuiu, a cada um, 20 unidades do VEM, para serem distribuídos entre os moradores. Outros mil cartões serão distribuídos pelos cobradores das linhas que atendem ao Terminal. O Consórcio também reforçou a divulgação da mudança através de cartazes e folders, compartilhados nas seis linhas, no Terminal e no metrô.
149 - Zumbi do Pacheco/TI Cavaleiro
220 - TI Jaboatão/TI Cavaleiro
244 - Alto do Vento/TI Cavaleiro
245 - Dois Carneiros/TI Cavaleiro
255 - Quitandinha/TI Cavaleiro
256 - Loteamento Nova Esperança/TI Cavaleiro
021 - TI Joana Bezerra/Shopping RioMar
101 - Circular (Conde da Boa Vista/Rua do Sol)
102 - Ibura/TI Santa Luzia
104 - Circular (Imip)
106 - Parque Aeronáutica/TI Santa Luzia
107 - Circular (Cabugá/Prefeitura)
108 - Barro/Ceasa
116 - Circular (Príncipe)
117 - Circular (Prefeitura/Cabugá)
202 - Barro/Macaxeira (Várzea)
204 - Loteamento Jiquiá/TI Santa Luzia
206 - TI Barro/TI Prazeres
207 - Barro/Macaxeira (BR-101)
216 - TI Barro/TI Cajueiro Seco
914 - PE-15/Afogados