Vídeos, enviados à TV Globo nesta quinta-feira (6), mostram o momento em que os bandidos anunciaram o assalto um centro espírita localizado em Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Nas imagens, é possível ver o palestrante e algumas pessoas erguendo as mãos, além de ouvir o som da troca de tiros que houve no local, que resultou em quatro mortes. (Veja vídeo acima.)
O vídeo mostra o psicólogo Listz Rangel durante a sua palestra, na noite da quarta (5). Ele interrompe a fala quando alguém, que não aparece nas imagens, anuncia o assalto. O palestrante pede calma a todos. Ele ergue as mãos, rendido, assim como outras pessoas. "Vou meter bala. Todo mundo em pé", é possível ouvir um dos bandidos.
A câmera cai no chão, mas, ao fundo, é possível ouvir os bandidos xingando e mando todos levantarem a camisa. "Aliança, bora, tira", diz um deles. "Você tá de onda com a minha cara?", diz outro dos bandidos.
Pouco depois, começam os sons de tiros e há muita gritaria. São mais de dez disparos de arma de fogo audíveis, assim como a voz de pessoas chorando e pedindo ajuda. Tudo acontece em menos de cinco minutos. As imagens mostram ainda a tentativa de socorro às vítimas.
O Grupo Espírita Amor ao Próximo (Geap) sediava uma palestra, por volta das 21h30 quando dois suspeitos, que assistiam a programação da casa, anunciaram o assalto. No momento do ocorrido, cerca de 150 pessoas estavam no Geap. Entre os mortos estão um policial militar, de 45 anos, uma mulher de 57 anos e dois suspeitos.
Segundo a delegada Gleide Angelo, responsável pelo início das investigações, pelo menos seis homens participaram da ação. Eles começaram a recolher objetos das pessoas que participavam do encontro. Um deles mandou que todos levantassem as roupas para mostrar que não estavam armados. Nesse momento, o PM teria reagido e houve troca de tiros.
Gleide Angelo disse, ainda, que a mulher que morreu estava no salão. O marido dela se encontrava do lado de fora do centro e foi rendido pelos bandidos, que apontaram uma arma para a cabeça dele. Quando houve a reação do policial militar, ela foi baleada.
Com os suspeitos que morreram no local, a polícia encontrou uma bolsa com celulares e objetos roubados. Eram cerca de 30 telefones. Eles também estavam com armas usadas na investida.