Neymar não participaria de todo o treino da seleção brasileira nesta terça-feira, mas jamais sairia de campo sob olhares da mídia. O plano era que ele participasse do aquecimento, e só com a área fechada aos jornalistas - a atividade foi aberta por 20 minutos -, rumasse para a academia. Só que um giro no pé direito, ao receber um passe, elevou o incômodo no local.
O problema não tem a ver diretamente com a cirurgia no quinto metatarso do pé direito, feita em março, mas a soma de impactos numa região próxima tem causado dores no atacante. Antes mesmo do movimento que o fez sair do treino, foi possível ver caretas depois de vários toques na bola.
No último domingo, Neymar sofreu dez faltas na estreia da Seleção na Copa do Mundo, contra a Suíça. Foi o maior número em 20 anos - quatro edições completas - de torneio. A pior pancada atingiu o tornozelo direito. O craque deixou a Arena Rostov mancando e reclamando do excesso de faltas, mas tranquilizou a torcida.
- Não é nada preocupante.
O pé direito castigado nos últimos meses tem recebido cuidados diários no centro de recuperação construído numa suíte presidencial do resort que hospeda a Seleção em Sochi. Na segunda-feira, ele postou um vídeo do tratamento em sua rede social.
O centro de recuperação explica também porque nem todos os jogadores participaram do treino desta terça. Além de Neymar, o goleiro Alisson, o zagueiro Thiago Silva, o lateral-esquerdo Marcelo e o volante Paulinho fizeram apenas o aquecimento e também foram preservados de etapas da atividade.
A comissão técnica entende que durante a Copa do Mundo, o intervalo curto entre os jogos e o desgaste acumulado ao longo da temporada os obriga a priorizar a parte física. Por isso, valoriza ter tido quase um mês de treinos antes da estreia.
Neymar, é claro, pelo histórico recente, tem um cuidado extra, mas a palavra do médico Rodrigo Lasmar, transmitida pelo assessor de imprensa Vinícius Rodrigues, é de que ele participará do treino da tarde de quarta-feira. Pela manhã, ficará na academia. Todo o dia da seleção brasileira será fechado à imprensa pela programação estipulada há mais de um mês.