Esse momento de participação de nossa juventude através de conferencia demonstra que nossos jovens tem e devem participar e propor as mudanças pois eles e para eles. O município do Cabo de Santo Agostinho vivenciou, na última semana (27 e 28/08), a 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas da Juventude. A atividade teve como objetivo diagnosticar problemas apontados pela juventude para transformá-las em políticas públicas a serem implantadas no município. A iniciativa foi do Conselho Municipal da Juventude em parceria com a Secretaria da Juventude e Esportes do Cabo.
O evento, que aconteceu no Sest/Senat, localizado às margens da PE-60, reuniu centenas de jovens que debateram e elegeram propostas para melhoria de vida da juventude cabense. Ao total, 300 propostas foram criadas para serem levadas à 3ª Conferência Estadual de Juventude que vai acontecer nos próximos dias 5 e 6 de outubro, no Centro de Convenções, em Olinda. Na etapa municipal, 16 delegados foram eleitos sendo oito titulares (quatro da sociedade civil e quatro governamentais) e oito suplentes sendo todos da sociedade civil.
De acordo com o presidente do Conselho da Juventude, Daniel Paluca, a conferência é um dos momentos mais importantes para o fortalecimento da política municipal para a juventude. "O município está muito empenhado em construir uma política junto à população e a conferência é uma das etapas mais significativas neste processo, porque é neste momento que damos voz aos jovens, para que eles opinem seus próprios futuros", disse a presidente da ONG Mirim Brasil, Sylvia Campos.
"A participação do jovem é muito importante e queremos construir por eles, realizar os projetos que foram apresentados nas pré-conferências. Nossa política é democrática e queremos jovens que se preocupam com a política e se esforçaram para melhorar nosso município", destacou secretário da Juventude e Esportes, Cesar Paiva.
Gideão Santana