*Com informações da AFP
O caixão do papa Francisco chegou à Basílica de São Pedro, onde será colocado no Altar da Confissão para que os fiéis possam se despedir.
A procissão que acompanha transporte do corpo do papa Francisco teve início por volta das 4h desta quarta-feira (23). O trajeto passou pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protomártires Romanos, saiu pelo Arco dos Sinos em direção à Praça de São Pedro e entrou na basílica pela porta central.
Ao ritmo de orações e badaladas de sinos em um dia ensolarado, o cortejo fúnebre foi acompanhado por cardeais e integrantes da Guarda Suíça. Quando o caixão atravessou a praça, os fiéis aplaudiram emocionados.
Segundo o Vaticano, os fiéis poderão visitar o local desde a manhã desta quarta-feira, 23, até sexta, 25, às 15h. No sábado, será realizado o enterro, com a presença de dezenas de chefes de Estado, incluindo os presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Já o funeral oficial será realizado no sábado (26), às 10h (5h em Brasília), com uma missa na Praça de São Pedro, presidida pelo cardeal Giovanni Battista.
A confirmação oficial da morte de um papa é um ato regrado por tradição. Cabe ao camerlengo verificar o falecimento de forma ritualística.
O camerlengo é o cardeal incumbido de administrar a Igreja durante a chamada sé vacante, o período entre a morte de um papa e o conclave (eleição do novo pontífice).
Uma vez declarada a morte, ele assume temporariamente funções administrativas e protocolares, como lacrar os aposentos do pontífice e convocar o Colégio de Cardeais para os procedimentos seguintes, incluindo a organização do funeral e, futuramente, o Conclave que elegerá o novo papa.
Após a morte, o corpo do papa é preparado por uma equipe especializada, que o reveste com os trajes litúrgicos apropriados — geralmente túnicas de cor branca ou vermelha, representando o serviço e o martírio espiritual.
Em seguida, o corpo é colocado em um caixão e levado à Basílica de São Pedro, onde é tradicionalmente velado.
Durante alguns dias, o público e autoridades religiosas têm a oportunidade de se despedir, em meio a uma série de celebrações litúrgicas. Os fiéis poderão se despedir de Francisco a partir desta quarta-feira (23).
Um dos pontos de ruptura estabelecidos por Francisco foi a escolha por não ser velado em uma plataforma elevada. Em vez disso, o corpo permanecerá no interior do caixão com a tampa aberta.
O velório de um papa é conduzido em clima de oração e contemplação. Durante a cerimônia, ocorre o rito da encomendação, conjunto de leituras bíblicas e preces pedindo o descanso eterno da alma do pontífice.