Em protesto contra a proposta de reajuste salarial da prefeitura, funcionários da Empresa Municipal de Informática (Emprel) realizaram uma paralisação de advertência na manhã desta quarta-feira (23/04), em frente à sede da empresa, na Avenida Cais do Apolo.
Os trabalhadores da Emprel rejeitaram a proposta inicial da gestão municipal, que ofereceu 1,5% de aumento salarial, sendo 1% retroativo a janeiro e 0,5% a partir de julho, além de R$1,00 de acréscimo no vale-alimentação.
A categoria considera a proposta insuficiente, pois sequer cobre a inflação de 2024, que se aproxima de 5%.
A insatisfação com os salários tem levado à perda de talentos na Emprel, com profissionais buscando melhores oportunidades no mercado. Apenas em 2024, três funcionários já pediram demissão, e outros estariam aguardando aprovação em outros concursos.
A falta de pessoal qualificado tem afetado diversos projetos da empresa, incluindo áreas como saúde, educação e finanças.
Os trabalhadores também criticam o aumento da terceirização de serviços que poderiam ser realizados pela própria Emprel, o que enfraquece o papel da empresa na promoção de políticas públicas de TI para o município e compromete a soberania tecnológica do Recife.