O tradicional drama da crucificação de Jesus Cristo vai ganhar uma nova roupagem com a peça “Paixão de Cristo dos Bonecos”, que será encenada nesta Semana Santa no Teatro Apolo, no Bairro do Recife. As apresentações acontecem na quinta-feira (17) e na sexta-feira (18), sempre às 16h30, com entrada gratuita.
A montagem é realizada pela Associação Pernambucana de Teatro de Bonecos (APTB) em parceria com o Ponto de Cultura Bonecos de Pernambuco. O projeto foi selecionado por meio do Concurso 16º Pernambuco de Todas as Paixões, iniciativa voltada à valorização das tradições culturais da Semana Santa no estado.
“Paixão de Cristo dos Bonecos” apresenta uma adaptação livre do ator, diretor e iluminador Jorge Costa. O texto base é “O mistério da paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo”, de autoria desconhecida do século XIV, recolhido pelo dramaturgo belga Michel de Ghelderode.
Sob a direção geral da professora Izabel Concessa, a peça traz uma abordagem diferente da Paixão de Cristo, com um tom típico do teatro de bonecos.
“Essa montagem não é simplesmente uma transposição para bonecos do que já é feito com atores. Encenações de títeres (sobretudo as populares ou inspiradas na arte popular, como é o nosso caso), carregam consigo o humor e a irreverência próprias desta expressão artística, mesmo quando se trata de um drama. Neste texto, recolhido por Ghelderode, não é diferente”, explica Concessa.
Os bonecos utilizados na encenação foram criados e confeccionados pelo grupo Mão Molenga Teatro de Bonecos, conhecido por sua atuação na cena cultural pernambucana.
A distribuição de ingressos será iniciada meia hora antes do início de cada sessão, diretamente na bilheteria do teatro.