Uma operação, deflagrada nesta terça-feira (15), cumpre 109 mandados de prisão e de busca e apreensão contra uma facção especializada no tráfico de drogas com atuação em Pernambuco e mais dez estados. O grupo também é investigado por lavagem de dinheiro e homicídios.
A operação Kéfale é da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Pernambuco (FICCO/PE). As investigações identificaram um esquema de fornecimento de drogas a partir de rotas internacionais, com distribuição concentrada na praia de Porto de Galinhas, no Litoral Sul de Pernambuco, e ramificações na Região Metropolitana do Recife.
"As ordens criminosas partiam de lideranças articuladas em diversos estados do País, com cadeia de comando definida e atuação violenta nas áreas sob domínio do grupo", informou, em nota, a Polícia Federal.
Ao todo, estão sendo cumpridos 60 mandados de prisão preventiva e 49 de busca e apreensão. Além de Pernambuco, os policiais estão nos seguintes estados: Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Piauí, São Paulo, Mato grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Tocantins e Rondônia.
Uma coletiva de imprensa será realizada ainda nesta terça-feira para detalhar como o grupo criminoso atua.