O Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF) disponibiliza, de forma gratuita, a cartilha “Guia para a Defesa da Educação Escolar Quilombola” e o documentário “Educquilombo - Educação Escolar Quilombola”, respectivamente no site da instituição e no canal do YouTube da TV Viva - A Sua Imagem.
Os dois materiais fazem parte da produção de conhecimento do projeto Educquilombo - Educação Escolar Quilombola, realizado entre 2019 e 2024 pelo CCLF, em parceria com a Articulação Social das Comunidades Quilombolas de Mirandiba (ASCQUIMI), e com apoio do Fundo Malala no Brasil.
O projeto teve como local de atuação Mirandiba, município com o maior número de comunidades quilombolas de Pernambuco, cerca de 27, em diferentes estágios de reconhecimento.
As produções educativas acompanham a trajetória do projeto em suas diferentes fases, objetivos e impactos, tendo como grande marco a aprovação da Lei Municipal Nº 683/2020, que oficializa as Diretrizes Curriculares da Educação Quilombola de Mirandiba.
Educação, comunicação, cultura, memória e participação social são alguns dos assuntos abordados no vídeo e na cartilha, por meio de dados, entrevistas com lideranças adultas e da juventude local, links para outros materiais, fotografias e indicações.
O Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF) é uma ONG do campo dos Direitos Humanos. Fundada em 1972 como estratégia de enfrentamento à ditadura militar-civil para a redemocratização do país, reúne expertise na defesa e promoção dos Direitos à Educação, à Comunicação e à Cultura.
Atua, sobretudo, no fortalecimento de sujeitos das periferias urbanas e das Comunidades Tradicionais, especialmente os Quilombos do Estado de Pernambuco, na luta pela efetivação de direitos. Além disso, incide na defesa da leitura como um direito humano a partir da Biblioteca Solar de Ler e com produções audiovisuais por meio da primeira TV aberta da América Latina, a TV Viva.