O Transtorno do Espectro Autista (TEA) se manifesta de forma única em cada indivíduo, afetando habilidades de comunicação, interação social e processamento sensorial de maneiras distintas. Por essa diversidade de características, o acompanhamento por equipe multidisciplinar se mostra necessário para o desenvolvimento pleno dessas crianças.
“O atendimento multidisciplinar vai permitir que o paciente participe de uma abordagem integrada em todos os sentidos, com vários profissionais”, explica a neuropsicóloga Elizabeth Chagas, coordenadora da Clínica Grupo Acolher.
“Como eles costumam ter dificuldades de comunicação, de comportamentos, dificuldade de interação social, eles precisam de suporte em muitas áreas”, recomenda.
O plano de intervenção é construído a partir de avaliação individualizada, combinando diferentes abordagens:
Marcilene Araújo, mãe de uma criança atendida, relata os progressos: “O acompanhamento é fundamental para o desenvolvimento das crianças, a disciplina e a rotina fazem toda a diferença no comportamento e crescimento deles. As mudanças são em todos os aspectos: socialização, comunicação, interação e no caso do meu filho, a alfabetização, algo que foi fundamental para ele e para mim também”.
Segundo especialistas, cerca de 90% dos casos precisam trabalhar:
“A maior incidência são os desafios de comportamento, porque eles vem de outro desafio, as dificuldades de linguagem”, destaca a neuropsicóloga.
“Por ter dificuldades de como se expressar e por muitas vezes não serem compreendidos, vêm os desafios comportamentais, com episódios de condutas inadequadas e inapropriadas. Então, são desafios pertinentes para serem trabalhados em quase 90% dos casos”, observa.
O tema será abordado em episódio especial do VideoCast Saúde e Bem-Estar, transmitido nesta quarta-feira (02) às 20h, no JC Play, canal do Jornal do Commercio no Youtube.
O programa contará com a participação de especialistas que discutirão a importância da conscientização e inclusão de pessoas com autismo ao longo de toda a vida, e não só a infância.
A colunista de Saúde deste JC, Cinthya Leite, conversa com com: