No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, a Clínica Grupo Acolher promove a segunda edição de uma caminhada que visa chamar atenção para o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento será realizado a partir das 15h, na unidade do Cabo de Santo Agostinho e visa reunir familiares, crianças e apoiadores da causa.
A concentração será na unidade localizada na Avenida Historiador Pereira da Costa, nº 809, e o início da caminhada está marcado para às 15h30. O percurso, que será de uma hora, passará pelas ruas do Centro da cidade, proporcionando visibilidade ao movimento em favor da inclusão.
As crianças terão a opção de embarcar gratuitamente em um trenzinho de passeio ou em um dos sete triciclos fechados disponíveis. O objetivo é oferecer acessibilidade, especialmente crianças, idosos e pessoas com dificuldades de locomoção.
De acordo com a clínica, a camisa oficial do evento será entregue para os cem primeiros participantes a chegar. As pessoas são convidadas a irem vestidas com uma roupa azul, como forma de apoio.
O evento faz parte das ações da Clínica Grupo Acolher para a campanha Abril Azul, uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (ONU). Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças no mundo tem o Transtorno do Espectro Autista que afeta o desenvolvimento neurológico.
Os primeiros sinais do autismo costumam ser identificados nos primeiros anos de vida, entre eles dificuldades na comunicação; comportamentos repetitivos e metódicos; hipersensibilidade sensorial e dificuldade na interação social.
Evento na Câmara de Vereadores
A clínica também vai promover, no dia 5 de abril, uma manhã de conscientização sobre o autismo, na Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho. O evento, além de debater sobre a inclusão, também vai celebrar o aniversário de 3 anos da Clínica Grupo Acolher.
A programação conta com palestras exclusivas de Reginaldo Freire, “o meu pediatra”, de Taísa Guedes, mãe atípica e sócia da Clínica Grupo Acolher, e mais alguns profissionais da área. O evento foi pensado para pais, mães e apoiadores, e as vagas são limitadas. Para se inscrever, é preciso acessar
este link.