Neste domingo (9), o Recife festejou o Dia do Frevo em grande estilo, com programação extensa e ruas tomadas pelos foliões, que acompanharam shows e um cortejo de passistas, que seguiu pelas ruas do Bairro do Recife e de São José.
O cortejo Entardecer dos Passistas reuniu 100 passistas de 10 grupos diferentes e contou com a participação do bloco Abanadores do Arruda, homenageado do Carnaval do Recife 2025. O cortejo saiu da Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife, e seguiu até o Pátio de São Pedro, no bairro de São José.
Além do grande desfile, a festa continuou na Praça do Arsenal, onde o Paço do Frevo – que celebrou 11 anos de existência – promoveu apresentações gratuitas da Orquestra Popular do Recife, regida pelo Maestro Ademir Araújo, que completa 50 anos de carreira, ao lado da Companhia de Frevo do Recife.
Na Pracinha de Boa Viagem, a programação ficou por conta dos blocos de pau e corda. Bloco das Flores, Cordas e Retalhos e Boêmios da Vista se apresentaram para o público presente.
O dia também ficou marcado pelo início das disputas do tradicional Concurso de Porta-Estandarte, Flabelista, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, realizado no Pátio de São Pedro. Com 98 candidatos inscritos, a competição distribuiu mais de R$ 69 mil em prêmios, exaltando as expressões artísticas e a dedicação dos foliões. As disputas continuam na segunda-feira (10).
A programação especial de aniversário do Paço do Frevo segue ao longo da semana, com atividades na terça-feira (11), quinta-feira (13) e sábado (15). Confira a programação abaixo: