O bloco Zé Pojuca, fundado em fevereiro de 1985, celebra 40 anos de tradição no carnaval de Ipojuca, no dia 29 de fevereiro.
O bloco é o mais antigo em atividade na região e tradicionalmente sai nas ruas da cidade durante a sexta-feira de carnaval.
O desfile começa pontualmente à meia-noite, na casa do fundador, o artista plástico Edécio Lima (in memoriam), e arrasta foliões com um boneco gigante pelas principais ruas do centro da cidade.
Atualmente o cortejo é presidido pelos filhos de Edécio, Francisco Lima e Poliana Lima.
“A gente sempre brinca que o Zé Pojuca foi o primeiro filho de painho. Dentre tantas coisas que ele criou em Ipojuca, sempre foi muito explícito o carinho especial que ele tinha pela criação do boneco e pelo bloco”, afirmou Francisco.
Edécio Lima foi um artista plástico da cidade de Ipojuca que nutria um carinho especial pelo carnaval. Além do Zé Pojuca, ele também contribuiu para a cultura local com bonecos gigantes, criando mais de 60 figuras.
Inspirado no Homem da Meia-Noite, o boneco gigante Zé Pojuca possui um bigode marcante e uma cartola, assim como o personagem do carnaval de Olinda. Além disso, a vestimenta do Zé Pojuca é mantida em segredo, somente revelada no dia do desfile.
Os ingressos estão disponíveis, presencialmente no município, nas lojas: Loja Parabéns, Academia Force Fitness e Box Cross Force.
Evento: Bloco Zé Pojuca
Data: 28 de fevereiro
Local: Ipojuca, Centro
Ingresso: R$65,00 (2º lote)