Deputados iniciam ano legislativo na Alepe com cobranças sobre emendas e diálogo institucional
Sessão de abertura do ano legislativo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) contou com a presença da governadora Raquel Lyra (PSDB)
Publicada em 04/02/2025 às 08:50h - 51 visualizações
por Pedro Beija
Compartilhe
Link da Notícia:
Sessão de abertura do ano legislativo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) foi realizada nesta segunda-feira (3) - Giovanni Costa/Alepe (Foto: )
Foi realizada, na tarde desta segunda-feira (3), a sessão de abertura do ano legislativo da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), que marcou a posse do presidente Álvaro Porto (PSDB), para o seu segundo mandato à frente da Casa, bem como da Mesa Diretora eleita em dezembro.
A reunião também contou com a presença da governadora Raquel Lyra (PSDB), que discursou enfatizando ações da sua gestão à frente do Executivo estadual e ressaltando o diálogo institucional, que, segundo ela, contribuíram para a “mudança que Pernambuco está vivendo”.
O presidente Álvaro Porto realizou o seu discurso exaltando “compromisso inabalável na defesa da independência da Casa de Joaquim Nabuco” e destacou ações realizadas em seu primeiro mandato na presidência da Casa.
“A Alepe vai continuar cada vez mais preservando sua independência. Tudo que vem aqui, que for bom para todos os pernambucanos, para o povo de Pernambuco, a gente vai apreciar e vai votar, e o que não for, é claro que vai ter várias discussões aqui, mas esperamos que seja um ano produtivo, um ano que seja bom para todos os pernambucanos”, disse Porto, após a sessão.
O líder da oposição, Diogo Moraes (PSB), fez fortes críticas à gestão de Raquel Lyra, em seu discurso. Moraes destacou que o governo “reiteradamente falhou no diálogo” com os deputados e servidores públicos.
Joãozinho Tenório (PRD), vice-líder do governo, fez elogios à governadora em seu discurso, enfatizando ações realizadas pela gestão estadual até o momento e o diálogo entre o governo e a Alepe, além de destacar que 2025 será ano de trabalho e conquistas, ressaltando que os objetivos serão atingidos com “união e parceria”.
Raquel Lyra agradece “apoio inconteste” de deputados e enfatiza diálogo institucional
Após a sessão, a governadora Raquel Lyra, atendendo a imprensa, detalhou a sua presença na reunião e a mensagem do governo de Pernambuco aos deputados. Raquel agradeceu o “apoio inconteste” dos deputados na aprovação de projetos, destacando um trabalho de “muito diálogo e cooperação” junto aos deputados.
“Temos tido um trabalho de muito diálogo e cooperação junto à Assembleia Legislativa, registrando aqui o apoio inconteste dos deputados e deputadas na aprovação de todos os projetos de lei que mandamos para aprovação”, disse.
“Hoje vim, mais uma vez, registrar o meu compromisso de diálogo junto à Assembleia Legislativa, aqui lendo a mensagem, agradecendo pelos anos que passaram, e também pedindo apoio para que tudo aquilo que a gente precise, para unir Pernambuco, para fazer nosso estado crescer sem deixar ninguém para trás, seja feito”, complementou.
Raquel também enfatizou a importância da boa relação entre os poderes e afirmou certeza que não faltará apoio da Alepe na aprovação de projetos nos próximos dois anos.
“Os poderes fortalecidos são muito importantes para que a gente possa implementar as ações de que o nosso governo precisa. […] Já contei com o apoio da Assembleia Legislativa durante esses primeiros dois anos e tenho certeza, de que no interesse do povo de Pernambuco, também não nos faltará o apoio desta casa na aprovação de projetos e ações que dizem respeito à melhoria da qualidade de vida de Pernambuco”, afirmou.
Líder da oposição vê governo fechado ao diálogo e afirma que Pernambuco “precisa de governança”
O líder da oposição, deputado Diogo Moraes, fez duras críticas ao governo do Estado, em seu discurso, onde acusou a gestão estadual de ser “fechada ao debate” e de estar “tomada pela letargia administrativa”.
“Nos últimos dois anos, infelizmente, o que vimos foi um governo que reiteradamente falhou no diálogo, seja com esta casa, seja com os servidores públicos e com a sociedade pernambucana. Testemunhamos aqui uma gestão fechada ao debate tomada pela letargia administrativa, que perde a oportunidade de construir soluções conjuntas e de evitar desgastes desnecessários”, criticou.
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.
Copyright (c) 2025 - Rádio Ponte FM 98.5 - Radio Ponte FM 98.5 Fone: 81-3522-1356 Endereço: Rua João Paes Barreto 42a Alto do Sol, Ponte dos Carvalhos, Cabo de Santo Agostinho-PE