O cantor e rapper Jay-Z, cujo nome verdadeiro é Shawn Carter, foi acusado neste domingo (8) em uma ação civil de estuprar uma garota de 13 anos, identificada como Jane Dow, em 2000. Jay-Z nega todas as acusações.
O crime contou, supostamente, com a participação do rapper Sean "Diddy" Combs, mais conhecido como P. Diddy ou Puff Daddy.
De acordo com o UOL, o suposto incidente ocorreu em uma festa após o MTV Video Music Awards (VMA) em Nova York, quando a acusadora tinha 13 anos.
A ação civil, inicialmente apresentada em outubro no distrito sul de Nova York, foi reaberta recentemente para incluir Jay-Z como réu.
Segundo o relato, a mulher foi abordada por um motorista de Diddy na porta do VMAs e levada para uma festa onde teria assinado um acordo de confidencialidade. Ela afirma ter sido drogada e estuprada por ambos em um quarto durante o evento.
O advogado Tony Buzbee, que representa a denunciante, não comentou o caso.
P. Diddy nega as acusações, mas enfrenta outras denúncias de agressão e está preso desde setembro sob acusações de extorsão e tráfico sexual.
Ele segue preso após ter fiança negada pela terceira vez em novembro.
Este é o primeiro processo do Caso P. Diddy em que outro réu famoso é mencionado.
Por meio das redes sociais, Jay-Z se pronunciou em sua conta oficial da Roc Nation no X (antigo Twitter).
O cantor alegou estar sendo vítima de chantagem por parte do advogado que move a ação, Tony Buzbee, e afirmou que negou dinheiro para o mesmo.
“Meu advogado recebeu uma tentativa de chantagem, chamada de carta de demanda, de um “advogado” chamado Tony Buzbee. O que este advogado havia calculado era que a natureza dessas alegações e o escrutínio público me fariam querer um acordo. Não senhor, teve o efeito oposto!".
"Isso me fez querer expô-lo pela fraude que você é de uma forma MUITO pública. Então, não, eu não vou lhe dar UM CENTAVO!! Essas alegações são tão hediondas por natureza que eu imploro que você registre uma queixa criminal, não civil!! Quem quer que cometa tal crime contra um menor deveria ser preso, você não concorda?”
Na nota, o rapper lamenta toda a situação e diz que sua maior preocupação é com a própria família que será atingida pela mídia e amigos ao redor.
“Minha única tristeza é pela minha família. Minha esposa e eu teremos que sentar nossos filhos, um dos quais está na idade em que seus amigos certamente verão a imprensa e farão perguntas sobre a natureza dessas alegações, e explicarão a crueldade e a ganância das pessoas. Lamento mais uma perda de inocência.”
Jay-Z é casado com a diva Pop Beyoncé Knowles, com quem tem três filhos: Blue Ivy Carter e um casal de gêmeos, Rumi e Sir Carter.