A Universidade de Pernambuco se pronunciou na última quinta-feira (7/11) após a circulação de uma frase exibida em uma apresentação em sala de aula no curso de Educação Física, que desrespeitava alunos da graduação de enfermagem.
A frase dizia: "Educação Física não é pros fracos. Quer mamata? Vá fazer enfermagem, meu jovem”
Em nota, a UPE repudiou veementemente qualquer tipo de atitude desrespeitosa e declarou que adotará os procedimentos cabíveis em relação ao ocorrido. A instituição afirmou, ainda, que "não compactua com comportamentos que violem o respeito, a integridade e a convivência pacífica em sua comunidade".
Em resposta à nota da Universidade, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (COREN-PE) e deputado estadual, Gilmar Júnior (PV), agradeceu o pronunciamento e afirmou que acredita que a instituição não ficará omissa perante o caso.
"Agradeço a manifestação da UPE/Governo do Estado. Estaremos representando junto à reitoria da universidade e queremos que os envolvidos sejam exemplarmente punidos. Acreditamos que a universidade não será omissa e que seus princípios sejam de fato, cumpridos", disse no comentário.
Em nota, o Conselho repudiou o caso e anunciou o início de uma apuração junto à Procuradoria Jurídica e o Núcleo de Ética e Disciplina, que já estão mobilizados para identificar os responsáveis e adotar as medidas cabíveis.