Na tarde desta quarta-feira (06), a Prefeitura do Recife foi premiada com o Selo Diamante de Boas Práticas em Cidades Inteligentes, concedido pela plataforma Connected Smart Cities.
O reconhecimento foi entregue ao prefeito João Campos durante o evento Rec’n Play, realizado no Bairro do Recife.
A cidade também recebeu o troféu de destaque pelas boas práticas em tecnologia e inovação, consolidando Recife entre as capitais brasileiras que mais investem em soluções tecnológicas.
"O Recife fica muito feliz de receber o reconhecimento dos dez anos e também este Selo Diamante, sendo uma das duas únicas cidades do Brasil a receber o selo", disse o prefeito do Recife João Campos (psb).
Desde 2021, a Prefeitura do Recife tem sido reconhecida por sua abordagem de Governo Digital (e-Gov), acumulando ao longo desses anos 36 prêmios.
Esses reconhecimentos envolvem projetos desenvolvidos pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Emprel (Empresa Municipal de Informática) e a Secretaria Executiva de Transformação Digital.
Alguns dos exemplos incluem o Recife Vacina, sistema pioneiro no Brasil para agendamento eletrônico de vacinas contra a covid-19, e as plataformas Conecta Recife, GO Recife e AdotaPET, que visam facilitar o acesso da população aos serviços municipais.
“Vim trazer este reconhecimento de dez anos por toda participação da Prefeitura do Recife no projeto. Mas, além disso, também trouxe o selo diamante que o Recife recebeu este ano", destacou a CEO da plataforma Connected Smart Cities, Paula Faria.
Recife tem se destacado pelo uso de ferramentas de gestão digital, como o Eita!Recife, que, ao adotar o Marco Regulatório das Startups, fez da cidade a primeira capital brasileira a utilizar esse instrumento legal.
Entre as inovações, estão o Prontuário Eletrônico de Saúde, Absens (plataforma que otimiza o uso de vagas ociosas para exames médicos) e Vamoo (sistema que facilita o acesso à prática de atividades físicas).