O Governo de Pernambuco nomeou, na manhã desta quinta-feira (31), 1.956 novos professores da educação básica. As nomeações já foram publicadas no Diário Oficial do Estado.
As demais serão feitas nos dias 15 (1.609 professores) e 30 (1.036 professores) de novembro. Ao todo, serão nomeados 4.601 novos profissionais, que irão atuar nas escolas da rede estadual de ensino.
A iniciativa acontece após determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) de que a gestão deveria nomear, até o fim do ano, os professores que foram aprovados em concurso público realizado em 2022.
Os aprovados são professores de várias disciplinas e as nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (31).
Confira a distribuição dos servidores pelos municípios pernambucanos:
“Nós estamos trabalhando firme para melhorar a educação de Pernambuco. Já nomeamos mais de cinco mil profissionais da educação desde o início da gestão", anunciou a governadora Raquel Lyra.
Ela também destacou o investimento na educação do estado e importância dos profissionais nas salas de aula:
"Até o fim do ano, chegaremos a nove mil nomeações, que se juntam ao investimento de R$ 5,5 bilhões que estamos fazendo através do Juntos pela Educação. É garantindo mais professores nas escolas estaduais, a permanência do aluno na sala de aula e um ensino de qualidade que iremos transformar a história da educação no nosso Estado".
Com a posse desses novos servidores, a Secretaria de Educação e Esportes (SEE) chegará a 9.218 nomeações de professores em pouco menos de dois anos de nova gestão, superando as 2.907 vagas previstas no edital.
“Ficamos felizes em divulgar esse cronograma e em saber que há tantos profissionais da educação que querem fazer parte da nossa rede e, sobretudo, têm o interesse de ajudar a fazer essa rede crescer com qualidade", pontuou o secretário de Educação e Esportes, Alexandre Schneider.
Ele também garantiu que não haverá escolas sem professores: "o compromisso do Governo de Pernambuco é convocar os profissionais aprovados até que não haja lacunas. E que cada professor esteja atuando na sua área de formação”.
Desde 2023, já foram nomeados 7.081 novos profissionais para diferentes setores. Destes, 5.908 são de quadros da Secretaria de Educação e Esportes, entre professores, analistas e assistentes.