Com a aproximação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 muitos estudantes estão se preparando para a prova de redação, que é muito importante para garantir uma boa média.
Pensando nisso, veja abaixo sete temas que podem aparecer como proposta de redação, com base nas discussões mais recentes do Brasil e nas tendências do exame.
As redes sociais são plataformas de interação, mas o aumento da disseminação de fake news e informações distorcidas traz à tona questões sobre o impacto desse fenômeno nas democracias e na formação de opinião pública.
Um tema relevante que coloca em pauta os desafios e avanços na empregabilidade e acessibilidade para pessoas com deficiência, destacando a importância de políticas públicas e ações afirmativas que promovam a inclusão.
O aumento de casos de ansiedade e depressão entre jovens é um tema de relevância. As causas desse fenômeno e o papel das instituições educacionais, familiares e governamentais para promover a saúde mental são questões que podem aparecer na prova.
A gestão da água e os desafios ambientais são sempre temas potenciais. Com a crise hídrica e os riscos para o futuro do abastecimento, esse tema pode explorar soluções e a conscientização sobre o uso responsável dos recursos naturais.
A ascensão da IA e da automação traz novos desafios para o mercado de trabalho, exigindo que os candidatos reflitam sobre os efeitos para os trabalhadores, qualificação profissional e o futuro das profissões.
Com o aumento da expectativa de vida, o Brasil enfrenta o desafio de adaptar suas políticas de previdência, saúde e trabalho para atender a uma população que envelhece cada vez mais.
A pluralidade cultural brasileira e a necessidade de combater preconceitos raciais, de gênero e de orientação sexual são questões centrais que promovem a reflexão sobre direitos humanos e igualdade.
Estudar esses temas e praticar redações ajuda o candidato a explorar argumentos, exemplos e propostas de intervenção que demonstrem conhecimento crítico e domínio do tema abordado, competências essenciais para uma boa redação no Enem.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 tem 4.325.960 de inscrições confirmadas. O número representa um aumento de 9,95% em relação a 2023.
O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará o Enem 2024 nos dias 3 e 10 de novembro.
Do total de participantes da edição deste ano, a maior parte já terminou o ensino médio (1,8 milhão) e 1,6 milhão é concluinte dessa etapa de ensino.