O último sábado (19) foi dia de mutirão de especialidades no Centro Integrado Infantojuvenil. A mobilização realizada pela Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho garantiu atendimento para 538 pacientes com transtorno do espectro autista (TEA), em neuropediatria, psiquiatria, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia e odontologia.
“Foi muito importante essa ação, pois está nos ajudando e tirando da lista de espera muitas crianças, principalmente minha filha, que hoje conseguiu passar por três especialistas graças ao mutirão”, relatou Edilsa dos Santos.
De acordo com a Secretária da Saúde, Daniele Uchôa, o mutirão tem como objetivo atender todas as crianças e entregar um diagnóstico correto, de modo que possam obter o tratamento adequado em sequência. Ao longo da semana foram realizados mais de 1.300 atendimentos.
Para receber o acompanhamento especializado no Centro Integrado, os pais ou responsáveis devem procurar a Unidade de Saúde da Família (UBS) ou o ambulatório mais próximo, receber o encaminhamento, e então agendar o atendimento presencialmente no local. A alta demanda dos últimos anos tem levado a Secretaria de Saúde a realizar uma agenda de mutirões para dar agilidade ao atendimento às crianças com TEA, muitas delas em primeira consulta.
Inaugurado em 2022, o Centro Integrado possui, ao todo, 11 especialidades, 20 salas de atendimento e uma sala de fisioterapia. A clínica atende crianças de 0 a 17 anos e está localizada às margens da BR 101, em frente ao Hospital Infantil, funcionando de segunda a sexta-feira das 08h às 17h, e aos sábados das 08h às 14h.