O Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) em parceria com a Secretaria de Programas Sociais do Cabo de Santo Agostinho está realizando no município o serviço de identificação civil em domicílio (emissão RG) para pessoas com deficiência. Ontem (15) as coletas das impressões digitais e da assinatura foram realizadas nas residências de pessoas que requisitaram o serviço, feito de forma manual.
Segundo a gerente administrativa dos postos de emissão de RG no município, Elidiane Jerônimo, o atendimento manual foi mantido para contemplar casos nos quais as limitações físicas ou cognitivas inviabilizam o uso dos sistemas de biometria e impressão digital. “Nosso compromisso é assegurar a inclusão e cidadania para todas as pessoas, independentemente de suas condições de saúde. A solicitação é feita pelo responsável da pessoa com deficiência e os identificadores desses casos vão até a residência e fazem o processo de emissão manual do documento”, destacou.
A emissão manual está disponível para pessoas que apresentem comorbidades, deficiências físicas ou doenças neurológicas, que impossibilitem a coleta biométrica convencional. Para ter acesso ao serviço é necessário realizar o agendamento por meio do site oficial do Instituto (iitb.pe.gov.br) ou pelo telefone (81) 3521-6718 e apresentar no dia do atendimento documentos obrigatórios como o laudo médico comprovando a condição, comprovante de residência, fotos 3x4 atualizadas e o comprovante de pagamento da taxa de emissão gerada no ato de solicitação.