A edição de 2024 da Campus Party Nordeste recebeu mais de 65 mil visitantes durante os cinco dias de programação na Arena de Pernambuco. O festival voltou ao Estado após um período de nove anos e contou com diversas discussões sobre tecnologia, disrupção, empreendedorismo, entre outros.
Entre os destaques da programação esteve o 2º Fórum do Marco Regulatório de Inteligência Artificial, que debateu o uso e a regulamentação dessa nova tecnologia, com a participação da sociedade civil, academia, empresários e políticos.
Na Área Open, aberta e gratuita para todo o público, as atrações principais foram o Printer Chef, campeonato gastronômico com pratos feitos com ingredientes feitos em impressora 3D, a Arena de Robôs Robocore, com workshops e batalhas, e a Arena de Drones Petrobras, que teve workshops e montagem de drones.
A Arena, área paga da CPNordeste, reuniu 12 mil campuseiros, dos quais 2 mil estiveram acampados em barracas. Eles puderam participar de mais de 500 palestras e atividades, em nove palcos e três espaços temáticos.
Nomes como Esther Paniágua, Don e Alex Tapscott, Marcelo Tas, Felipe Castanhari, Peter Jordan, Gustavo Guanabara, Giulia Bordigion estiveram na programação.
O evento contou ainda com quatro hackatons, Maratona de Negócios, espaços de games, oficinas para crianças, entre outros.
"Desde 2015, quando realizamos nossa última edição completa aqui, até então a única fora do estado de São Paulo, já tínhamos plena consciência do protagonismo digital do estado de Pernambuco. Hoje, nove anos depois, nos deparamos com uma gama de comunidades consolidadas e projetos inovadores de empreendedorismo digital sem precedentes, o que mais do que reafirma aquela percepção”, enalteceu o CEO da Campus Party Brasil, Tonico Novaes.
Do total do público que passou pelo festival, cinco mil estudantes de escolas estaduais de Pernambuco participaram do evento, com o apoio das secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a de Educação e Esportes.
“Para Pernambuco, que tem a sementinha da ciência e tecnologia plantada na mente de muitos jovens e muitas crianças, estamos muito felizes. O balanço é extremamente positivo”, destacou a titular da Secti, Mauricelia Montenegro.
A gestão estadual investiu R$ 7,5 milhões na Campus Party Nordeste. A participação das secretarias incluiu palestras, comissão julgadora do hackathon, atividades de interação com o público, entre outros.
A Secti-PE disponibilizou ainda um espaço interativo para acolher os visitantes: um lounge de 150 m², com jogos de mesa e videogame com realidade virtual, puffs e estações para carregar celulares, entre outros.
“A gente faz um balanço muito importante e encerramos com a certeza de que, junto com a Campus Party, nós conseguimos reposicionar Pernambuco na discussão de inovação no Nordeste e no País”, destacou o secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Kenys Bonatti.