Após a finalização do prazo dado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), a rede social X, que tem como proprietário o bilionário Elon Musk, reafirmou que não pretende seguir as determinações.
Dessa forma, de acordo com a intimação do Supremo, a rede social deve ser suspensa no Brasil.
Apesar da intimação descrever a pena como “Imediata suspensão”, não há como o bloqueio acontecer imediatamente e de maneira uniforme em todo o país.
Isso porque, a suspensão da rede social só pode acontecer após uma ordem direta do ministro Alexandre de Moraes à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). A agência é responsável por coordenar a suspensão.
De acordo com informações da Folha de São Paulo, a partir da determinação, a Anatel deverá notificar as mais de 20 mil prestadoras de banda larga que operam no Brasil.
Dada a vastidão do mercado de telecomunicações brasileiro, a execução do bloqueio ocorrerá de forma gradual.
As operadoras de internet terão prazos variados para cumprir a ordem, o que pode resultar em uma interrupção escalonada do acesso à plataforma X.
O ritmo da suspensão dependerá da capacidade de cada prestadora em atender à notificação da Anatel.
“Não caiu”, “20H07” e “O twitter vai acabar” estão em alta na rede social no momento.
Diversos usuários estão comentando e comemorando sobre o fato do X ainda não ter sido suspenso. São mais de 200 mil posts sobre o assunto até o momento.