Oito candidatos e candidatas disputam a prefeitura do Recife nas Eleições 2024. Todos eles registraram as candidaturas junto à Justiça Eleitoral e vão disputar o primeiro turno, marcado para o dia 6 de outubro deste ano. Confira, a seguir, os perfis dos postulantes ao cargo de prefeito ou prefeita da capital pernambucana, elencados em ordem alfabética.
Danielle Gondim Portela é deputada estadual desde 2022 e candidata à prefeitura do PSOL. Antes da entrada na Assembleia Legislativa de Pernambuco, onde atuou como líder da oposição ao governo, ela foi eleita vereadora do Recife, em 2020. Sua atuação parlamentar foca em segurança pública, direitos humanos, educação, saúde, direito à cidade e agroecologia.
Simone Fontana tem 59 anos e é filiada ao PSTU desde a sua fundação, sendo, por quatro gestões, dirigente do Sindicato Municipal dos Professores do Ensino Municipal em Pernambuco (Simpere). Simone já concorreu a cargos públicos em oito eleições, sendo três vezes para o cargo de vereadora, três para senadora, uma para prefeita do Recife e outra para deputada federal. Em todas as oportunidades, não foi eleita.
Emanoel Tecio Teles tem 34 anos e é natural de Serra Talhada, no Sertão pernambucano. Iniciou sua vida política aos 17 anos, quando filiou-se ao Democratas (DEM) e se candidatou a vereador do Recife, não sendo eleito. Em 2017, atuou como Secretário Municipal de Planejamento de Belo Jardim, no Agreste. Entre 2017 e 2019 trabalhou como Coordenador Geral de Administração e Diretor de Planejamento e Administração no Ministério da Educação. Em 2020, filiou-se ao Partido Novo. Em 2023 recebeu o convite para o cargo de Chefe de Gabinete da vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause.
Victor Assis da Silva é candidato à prefeitura do Recife pelo Partido da Causa Operária (PCO). Ele tem 27 anos, é jornalista, colunista e editor do Diário Causa Operária, além de ser membro do Coletivo João Cândido e do Comitê Central Nacional do PCO. Foi coordenador dos comitês de luta de Pernambuco, que atuaram em eventos como a Batalha da UFPE, em 2017, participou da articulação estadual dos comitês Lula Livre, em 2019, e dos mutirões contra a crise sanitária e econômica, em 2020. Em 2022, foi candidato a deputado federal.