A segurança viária será um dos temas abordados durante o 18º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que acontece este ano no Recife, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no bairro da Boa Vista, área central do Recife. É a primeira vez que a mortalidade no trânsito - que no Brasil mata 40 mil pessoas por ano e mutila outras 500 mil - é discutida no fórum.
O Jornal do Commercio estará presente na discussão com a participação da jornalista Roberta Soares, titular da Coluna Mobilidade, que abordará os impactos para a segurança viária e a saúde pública dos aplicativos de transporte remunerado de passageiros com motos, como Uber e 99 Moto. No Grande Recife e em todo o País, os registros de quedas e colisões, com mortos e feridos, têm explodido desde que o serviço foi criado no Brasil, no fim de 2021.
Integrarão a mesma mesa de discussão, às 14h desta quinta-feira (15/8), na sala 204, o coordenador-geral de segurança viária da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Jeferson Almeida Morais, o gerente do OnStar Emergências da GM, Fernando Tabone, o diretor de regulação, fiscalização e gestão da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), e a tenente-coronel da Polícia Militar de Pernambuco, Steice Mavie de Oliveira.
A mediação do debate será realizada pelo técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Erivelton Pires. “O debate pretende mostrar a importância de realizarmos políticas efetivas de prevenção à mortalidade no trânsito no Brasil. O País é o 3º maior do mundo em número de mortos no trânsito e o problema vem se agravando, com aumento principalmente dos sinistros envolvendo motocicletas”, afirma o pesquisador.