Na quarta-feira, 1° de maio, mais um feriado nacional é celebrado no Brasil. A celebração faz referência ao Dia do Trabalhador.
Por conta do feriado, os bancos e outras instituições federais sofrem alteração no horário de funcionamento.
As contas de consumo que vencerem neste período - como de água, energia e telefone - podem ser pagas sem o acréscimo de juros no próximo dia útil.
Veja mais a seguir.
No dia 1° de maio, celebra-se o feriado do Dia do Trabalhador. A data tem origem de protestos contra condições precárias de trabalho durante o século XIX.
No Brasil, o dia primeiro de maio, Dia do Trabalhador é considerado feriado nacional. A lei que estabelece a celebração no dia primeiro de maio é a Lei nº 662, de 1949.
Em 2002, a Lei nº 10.607/02 foi instituída para dar novas providências à antiga legislação.
O funcionamento dos supermercados será facultativo em Pernambuco. Alguns lojistas podem abrir as portas em horário reduzido.
Até o momento, o Jornal do Commercio aguarda pelo retorno das assessorias para complementar informações sobre a abertura das redes.
Seguindo a resolução da Febraban, a Federação Brasileira de Bancos, as agências bancárias não abrem as portas para o público em feriado, seja de âmbito municipal, estadual ou nacional.
O órgão também destaca que os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Assim, a multa não irá incidir sobre o atraso no pagamento de contas.
O funcionamento das casas lotéricas é facultativo. Desta maneira, cada estabelecimento decide se irá abrir as portas para o público.
A maioria dos shoppings funciona das 12h às 21h. Confira: