O programa Bolsa Família 2024 continua oferecendo parcelas mínimas de R$ 600 por mês para todas as famílias.
O pagamento do benefício referente ao mês de maio está prestes a começar, beneficiando mais de 20 milhões de famílias em todo o país.
O repasse segue o calendário estabelecido pelo Governo Federal, com os beneficiários recebendo o dinheiro nos últimos 10 dias úteis do mês, de acordo com o final do NIS - Número de Inscrição Social.
Além disso, algumas famílias podem ter o Bolsa Família antecipado em maio, de acordo com a lista de cidades divulgada pelo Governo Federal, com a possibilidade de inclusão de novas localidades.
No último mês de abril, mais de 1 milhão de famílias foram beneficiadas com a antecipação do Bolsa Família.
Essa medida permitiu que elas sacassem suas parcelas no primeiro dia do repasse, sem a necessidade de aguardar pela chamada do NIS.
Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), essa ação de antecipação terá uma duração de 2 meses.
Portanto, as famílias que foram incluídas na lista em abril também terão o Bolsa Família de maio adiantado.
Essa iniciativa visa auxiliar cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública, proporcionando às famílias um acesso mais rápido aos recursos financeiros.
Paraná: Ampere, Araruna, Boa Vista Da Aparecida, Cascavel, Dois Vizinhos, Espigao Alto Do Iguacu, Jesuitas, Lidianopolis, Maripa, Moreira Sales, Morretes, Palotina, Palotina, Pranchita, Quinta Do Sol, Santa Izabel Do Oeste, Santa Lucia, Sao Sebastiao Da Amoreira e Tres Barras Do Parana.
Rio Grande do Sul: Agudo, Bom Retiro do Sul, Campo Bom, Colinas, Cruz Alta, Dezesseis de Novembro, Eldorado do Sul, Estrela, Laejado, Mucum, Panambi, Pantano Grande, Parobe, Restinga Seca, Santa Maria, Santo Angelo, Santo Expedito do Sul, Tabai, Teutonia, Venancio Aires e Veranopolis.
Espírito Santo: Muniz Freire, Alegre, Alfredo Chaves, Apiaca, Atilio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Guacui, Jeronimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muqui, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.
Rio de Janeiro: Barra do Pirai, Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Mendes, Mesquita, Nova Iguaçu, Queimados, São José do Meriti, Bom Jesus do Itabapoana, Cachoeiras de Macacu, Mage, Petrópolis e Teresópolis.
Acre: Assis Brasil, Brasileia, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolandia, Feijo, Jordao, Mancio Lima, Marechal Thaumaturgo, Placido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira, Tarauaca, Xapuri, Manoel Urbano, Rodrigues Alves.
Amazonas: Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro, Sao Gabriel da Cachoeira
Roraíma: Amaraji, Alto Alegre, Canta, Caracarai, Iracema, Mucajai, Normandia, Pacaraima, Uiramuta.
É importante destacar que o comunicado oficial sobre a antecipação do Bolsa Família será divulgado ao longo do mês de maio, uma vez que novas cidades podem ser incluídas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS).
Para verificar o benefício, o responsável familiar pode acessar o aplicativo Bolsa Família em seu celular ou dirigir-se a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no município de residência.
Além disso, é possível realizar o processo por meio de ligação, utilizando o telefone 121, o Disque Social do MDS.
O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h.