O Congresso Nacional faz primeira reunião conjunta nesta quarta-feira (24) para votar os vetos do presidente Lula (PT) em projetos apresentados.
Com grande risco de mais uma perda no Legislativo, o governo Lula tenta adiar a sessão marcada para hoje às 19h.
Segundo o Blog de Basília Rodrigues na CNN, Lula enviou o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para negociar com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), mas a conversa não resolveu.
Também ocorreu a solicitação durante a reunião do colégio de líderes, mas não houve consenso entre os políticos.
Entre os vetos passíveis de serem derrubados que mais geram temor no governo, está os vinculados a cortes no orçamento.
Uma decisão de Lula retirou o pagamento de emendas de comissão no valor de R$ 5,6 bilhões, a sugestão do presidente era recompor o valor em R$ 3 bilhões. Caso o veto seja derrubado, o governo precisará pagar o valor total.
Alguns membros do Parlamento planejam derrubar todos os vetos de Lula, incluindo o da PL das Saidinhas, no qual o presidente restabeleceu as visitas de presos a suas famílias.
Uma liderança do Centrão afirmou para CNN que existe uma quebra de acordo quando "os parlamentares decidem com a anuência dos líderes do governo e o governo depois veta".
Antes da sessão ocorrerá uma nova reunião de líderes que poderá definir a situação. Apenas após o encontro será possível pontuar se ocorrerá a votação dos vetos.