O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), enviou para Comissão de Ética um processo de cassação do mandato do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ).
O pedido do partido Novo foi encaminhado na segunda-feira (22) e ocorre após uma briga entre o deputado do Psol e um militante do Movimento Brasil Livre (MBL) nos corredores da Câmara dos Deputados na última quarta-feira (17).
Durante a discussão, Glauber expulsou Gabriel Costenaro da Casa Baixa através de chutes. Segundo o deputado do Psol, esta foi a quinta vez que Costenaro provocou membros de seu partido e que não aceitaria "intimidação de militante fascista do MBL".
A partir dessas alegações, Kataguiri afirmou que "é absolutamente inconcebível ele [Glauber Braga] continuar como membro do parlamento brasileiro".
Glauber declara que não se arrepende do ato e que os membros do MBL "tentam nos intimidar, tentam, através do medo, fazer com que a gente recue".
Esta é a quinta representação de Glauber Braga no Conselho de Etica. Apesar desses seguirem em tramitação, três já receberam parecer preliminar para serem arquivados.
Os embates levados até o Conselho foram em conflitos com o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Marcel Van Hattem (Novo-RS) e com o próprio presidente da Câmara, Arthur Lira.