O projeto Comprova, realizado por um pool de jornais, desmentiu uma das mais mirabolantes fake news já produzidas contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF, alvo dos bolsonaristas por conta da sua ação no TSE e no julgamento dos atos golpistas do 8 de janeiro. Ao contrário do que diz um vídeo com fake news que circula na internet, é falso que FBI tenha investigado Alexandre de Moraes por envolvimento com narcotráfico
"Não é verdade que o Congresso dos Estados Unidos esteja investigando o STF, instância máxima do Judiciário brasileiro, e que possa punir seus integrantes. O Comitê de Assuntos Judiciários da Câmara de Deputados norte-americana de fato divulgou ofícios do STF e TSE, mas eles foram obtidos por meio de solicitação à X Corp., empresa de Elon Musk. A ação do comitê legislativo dos EUA, portanto, não tem consequências legais", explica o projeto.
"O fato de o Brasil ser um país soberano impede que qualquer decisão do STF ou do TSE esteja sujeita a revisão por instâncias estrangeiras, do mesmo modo que seus integrantes não podem ser julgados por decisões tomadas no território nacional".