NO AR

Acorda Povo, Trem do Forro

Com Pedro Guedes

Brasil

Lacuna na responsabilização das plataformas por conteúdo criminoso no Brasil permite que Elon Musk aja impunemente

O ministro do STF Alexandre de Moraes incluiu Elon Musk no inquérito das milícias digitais e empresário sul africano não gostou

Publicada em 08/04/2024 às 10:30h - 63 visualizações

por


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Elon Musk agride ministro Alexandre de Moraes, planeja descumprir Justiça brasileira e pode estar arrumando desculpa para deixar o Brasil - Bartosz SIEDLIK/AFP  (Foto: )

Marcelo Crespo, professor e coordenador dos cursos de graduação e pós-graduação de Direito da ESPM e especialista em Direito Digital, afirma que a conjuntura brasileira tem uma lacuna legislativa preocupante no que diz respeito à regulamentação das redes sociais e à responsabilização das plataformas digitais por conteúdo criminoso e desinformativo.

“O Brasil se vê em uma situação paradoxal, em que a inação e o descaso por parte das instituições políticas permitem que figuras como Elon Musk ajam impunemente, explorando essa brecha legal para seus próprios interesses financeiros.”

O especialista explica que o engavetamento do Projeto de Lei das Fake News pela Câmara dos Deputados, aliado à falta de iniciativa do governo e do Supremo Tribunal Federal, mostram um país carente de uma resposta eficaz e coordenada para lidar com os desafios do ambiente digital.

“Embora haja propostas legislativas promissoras, como o mencionado projeto baseado no modelo europeu de regulação das mídias sociais, o impasse político impede seu avanço”, diz Crespo.

“A necessidade urgente de uma ação legislativa e judicial para preencher essa lacuna é evidente, pois a ausência de regulação só contribui para a disseminação de conteúdo criminoso e desinformativo, comprometendo a integridade das redes sociais e a segurança da sociedade como um todo.”

O professor lembra que a conjuntura atual exige uma resposta das autoridades para evitar que o Brasil se torne ainda mais vulnerável à manipulação e à propagação de informações prejudiciais.

“Não há opção de não cumprir com as leis brasileiras ou decisões judiciais. No caso de se pretender descumprir, a saída é, de fato, deixar o país”, afirma.

MUSK X MORAES

O ministro do STF Alexandre de Moraes incluiu Elon Musk no inquérito das milícias digitais. O magistrado mandou a Polícia Federal investigar se o empresário cometeu crimes de obstrução à Justiça após ele reclamar de ordens para bloquear perfis de extremistas na rede social X, antigo Twitter.

Para Moraes, o dono da plataforma passou a promover uma “campanha de desinformação” sobre a atuação do STF e do Tribunal Superior Eleitoral. Antes, Musk acusou o ministro de 'trair o povo brasileiro' de forma 'descarada e repetida' e pediu o seu impeachment.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

NOSSO SUCESSO Á 26 ANOS E VC.

081 3522-1356

Visitas: 256667
Usuários Online: 7
Copyright (c) 2025 - Rádio Ponte FM 98.5 - Radio Ponte FM 98.5 Fone: 81-3522-1356 Endereço: Rua João Paes Barreto 42a Alto do Sol, Ponte dos Carvalhos, Cabo de Santo Agostinho-PE