Os motoristas da Uber e 99 preparam uma grande manifestação contra o Projeto de Lei 12/2024, que prevê a regulamentação da atividade dos motoristas.
A manifestação está prevista para acontecer na manhã da terça-feira (26) às 7h, no Classic Hall, no bairro Salgadinho em carreata até a Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE).
O NE10 simulou a solicitação de corridas por aplicativos como Uber e 99 e constatou que nem todos os motoristas irão aderir à paralisação. Por isso, a população ainda tem acesso a corridas nesta manhã.
No entanto, pode haver uma alta no preço da solicitação, devido à baixa de profissionais.
Nas simulações realizadas pelo NE10, a taxa de espera não ultrapassou o tempo de 3 minutos. Além disso, a faixa de preços da corrida tinha pouca ou nenhuma alteração.
O projeto determina a criação de uma nova categoria, a de trabalhador autônomo por plataforma, assim será estabelecido o vínculo de trabalho entre as empresas e os motoristas.
"O motorista não quer pagar 27,5% de INSS, pois já estamos há 8 anos sem nenhum tipo de reajuste. O que o motorista quer é liberdade pra trabalhar e tarifas justas, de no mínimo R$ 2 o KM + tempo, pois as plataformas chegam a tirar 60% do valor de uma viagem", afirmou o presidente da AMAPE, Thiago Silva em entrevista ao TV Jornal NE.
Os profissionais que estão contra o Projeto de Lei vão se reunir em vários pontos do país:
Em Curitiba – PR, a manifestação acontece às 9:00 da manhã no Centro Cívico da cidade e saída prevista para às 9:30h.
Campo Grande – MS, a concentração será às 9h, na Avenida Dr. Fadel Tajher Iunes, no bairro Carandá Bosque. O caminho prevê passagem pela Assembleia Legislativa, a Governadoria, seguindo pela Avenida Afonso Pena até a Praça do Tereré.
Em Maceió a manifestação começa às 9h em frente a Assembleia Legislativa do Estado, organizada pela Associação de Motoristas de Aplicativos de Arapiraca (AMA).