A Câmara de Vereadores do Recife aprovou, na última segunda-feira (26), a proposta que concede o título de Cidadão Recifense ao deputado federal Carlos Veras (PT). O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (29).
Natural da cidade de Tabira, no Sertão pernambucano, Carlos Veras é um dos nomes do Partido dos Trabalhadores cotado para a vice de João Campos na disputa pela reeleição, no pleito de outubro.
A homenagem ao parlamentar foi proposta pela vereadora Liana Cirne, também do PT, que defende o nome de Veras para o cargo no Executivo municipal.
A solenidade de entrega do título está marcada para o próximo dia 14 de março, às 19h30, na Câmara Municipal do Recife.
"Essa homenagem só consagra e reconhece a relação que Carlos Veras já tem com o Recife. Enquanto presidente da CUT, com sede na nossa cidade, cumpriu um papel fundamental junto aos movimentos sociais e sindicatos. Apesar de vir da agricultura familiar, ele tem forte atuação na capital. É importante que a gente conceda o título de cidadão recifense, inclusive, para que ele possa ter mais protagonismo também nas discussões do cenário político eleitoral da cidade do Recife", afirmou Liana Cirne.
Carlos Veras tem 42 anos, é agricultor, sindicalista e está em seu segundo mandato como deputado federal por Pernambuco. Na última eleição, em 2022, ele recebeu 127.482 votos.
O parlamentar disse que a homenagem na Câmara do Recife é um "reconhecimento por mais de 10 anos de luta em favor do povo recifense".
"Aqui levantei muitas bandeiras em defesa da classe trabalhadora, constituí família e fiz grandes amigos e amigas. Aqui já recebi o reconhecimento dos cidadãos e cidadãs recifenses, quando obtive uma votação expressiva em minhas duas candidaturas a deputado federal”, disse o parlamentar.
Ele também destacou que o título aumenta a relação dele com a cidade e agradeceu a homenagem à vereadora e correligionária.
“Esse título de cidadão recifense só aumenta minha relação de afeto e minha responsabilidade política com o Recife. Agora, além de recifense de coração, sou recifense de certidão. Obrigado ao povo recifense, obrigado à vereadora Liana Cirne pela indicação e a todos os vereadores e vereadores que aprovaram a indicação”, pontuou Veras.
Além de Veras, outro nome ventilado dentro do PT para a vice de João Campos é o do ex-vereador e atual auxiliar do ministro Alexandre Padilha, Mozart Sales.
A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, falou ao blog de Jamildo que o apoio a João Campos nas eleições deste ano é indispensável, mas que a vice ainda está sendo trabalhada.