A cada quatro anos, o Brasil vive o ciclo das eleições municipais, momento decisivo para a escolha de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todas as 5.568 cidades do país.
Assim, em outubro deste ano, mais de 150 milhões de cidadãos brasileiros irão às urnas para eleger os seus representantes.
Quando se trata da próxima eleição para prefeito, o primeiro turno está marcado para o dia 6 de outubro, um evento que mobiliza eleitores em todos os municípios brasileiros.
Em situações em que o segundo turno se faz necessário, este ocorrerá no último domingo de outubro, ou seja, dia 27.
O sistema eleitoral estabelece que a vitória nas eleições é atribuída ao candidato que conquistar mais da metade dos votos válidos, excluindo nulos e brancos.
Em cidades com menos de 200 mil moradores, a escolha ocorre com base na maioria dos votos apurados na disputa eleitoral.
Já em cidades mais populosas, com mais de 200 mil habitantes, a vitória só se dá com um percentual que corresponde a 50% mais um voto, com a possibilidade de um segundo turno caso nenhum candidato atinja essa marca, especialmente em
No segundo turno, a decisão é tomada pela maioria dos votos válidos.
Diferentemente do cargo de prefeito, a eleição para vereador adota um sistema proporcional.
Neste caso, o número de vagas conquistadas pelo partido ou federação e a posição do candidato na votação tornam-se fatores determinantes.
A legislação eleitoral do Brasil determina que o sistema para a eleição de vereadores é proporcional, fundamentado nos métodos do Quociente Eleitoral e do Quociente Partidário.
De maneira resumida, os votos válidos recebidos por um partido ou federação (excluindo os brancos e nulos) são divididos pelo número de vagas a serem preenchidas, estabelecendo assim a quantidade de cadeiras que a legenda pode ocupar.
Também não há previsão de segundo turno para este cargo. Portanto, todos os vereadores serão eleitos em 6 de outubro.
Quer saber mais sobre a eleição para vereador? Clique aqui e saiba quantos votos um vereador precisa para se eleger, como são distribuídas as vagas nas Câmaras Municipais e mais.