Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 serão liberados para consulta, por meio da Página do Participante. Com mais de 3,9 milhões de inscritos, as provas do exame nacional foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro do ano passado.
Na manhã desta terça-feira (16), o ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, participam de coletiva de imprensa para divulgação dos resultados do Enem e para apresentar dados relacionados aos processos seletivos do Ministério da Educação (MEC) que utilizam as notas do exame.
Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do MEC.
O espelho com a avaliação das redações será disponibilizado em 90 dias, após a divulgação dos resultados. O MEC reitera que os textos são avaliados de acordo com as cinco competências apresentadas na matriz de referência; e que a nota pode chegar a 1000 pontos, mas que há fatores que podem resultar em nota zero.
Entre esses fatores estão fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo argumentativa e desrespeito à seriedade do exame. Nesta última edição, o tema escolhido foi 'Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil'.