Já estão abertas as inscrições para o programa Embarque Digital, que oferece cerca de 350 vagas para estudantes desenvolverem suas carreiras e se destacarem no mercado de trabalho na área de tecnologia.
O programa é uma parceria da Prefeitura do Recife com o Porto Digital que oferta para estudantes egressos da rede pública os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet, graduações totalmente custeadas pela gestão municipal.
É importante destacar que 50% das vagas são destinadas a pessoas negras ou pardas e, dentre os critérios de desempate, é dada prioridade às mulheres e estudantes que também cursaram o ensino fundamental na rede pública de ensino.
Para os interessados, é importante ficar atento ao prazo de inscrição que acaba no dia 31 de janeiro.
Embarque Digital: programa começa sua 6ª turma
Agora, o Embarque Digital abre vagas para a sua 6ª turma, que já selecionou, desde o seu lançamento, em 2021, 1.400 estudantes.
A novidade é que o Cesar School se une ao programa e abre as portas para receber novos estudantes. Além dele, já fazem parte do programa como instituições parceiras o Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco), Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR), Faculdade Senac e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).
As principais características desse programa é a formação em 2 anos e meio, alta taxa de empregabilidade, graduação com currículo voltado ao mercado de trabalho e cursos de qualidade com validação do Porto Digital.
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Neste curso, o principal objetivo é formar profissionais capazes de projetar, analisar, codificar, testar, especificar, implantar e manter softwares computacionais. O aluno compreenderá e aplicará soluções que envolvem áreas como computação, raciocínio lógico, linguagens de programação, algoritmos computacionais, medologias e técnicas avançadas para construção de softwares.
A formação garante que o estudante esteja apto a utilizar ferramentas e tecnologias computacionais, além de equipamentos de informática e metodologias para desenvolver projetos de softwares.
A grade currricular envolve disciplinas como:
- Banco de Dados;
- Redes e Cloud Computing;
- Testes de Software;
- Desenvolvimento Web;
- Desenvolvimento Mobile.
Sistemas de Internet (SI)
Em sistemas, o aluno será capaz de analisar, projetar e desenvolver soluções computacionais para a plataforma web e dispositivos móveis, estimulando uma visão estratégica de qualidade de software e com direção empreendedora de modelo de negócios. Esse curso dá também a oportunidade dos estudantes começarem a estagiar a partir do segundo período.
No total, Sistemas para Internet tem uma carga horária total de 2.160h, que são distribuídas em três módulos. Assim, ao finalizar o curso, os estudantes podem conquistar diferentes certificações: desenvolvedor de software júnior, pleno ou sênior.
Quem pode participar do Embarque Digital?
Para ter acesso ao programa, é necessário ser residente e domiciliado no Recife, ter cursado todo o ensino médio na Rede Pública e ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos últimos cinco anos (2023, 2022, 2021, 2020 ou 2019) ou o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) entre 2018 e 2022.
Os candidatos que optarem por utilizar o ENEM como exame de avaliação terão pesos atribuídos a cada uma das áreas de conhecimento para formar a nota final no processo seletivo, sendo que a Redação possui peso 4 enquanto Matemática e suas tecnologias possui peso 3.
Como se inscrever?
Para realizar a inscrição no programa do Embarque Digital, é necessário acessar o site https://educ.rec.br/embarquedigital/.
Nesta página há informações completas sobre o programa e o local para realizar a inscrição com seus dados pessoais.