Os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 completam um ano nesta segunda-feira (08), o aniversário que será marcado como um "exemplo de resistência da democracia" pelo governo Lula (PT) ainda é uma incógnita em relação ao posicionamento da direita.
A partir da situação, muito se questionam sobre onde estará o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante esse marco de um ano dos atos antidemocráticos realizados por parte de seus apoiadores. Veja as informações existentes sobre a localização de Bolsonaro neste 8 de janeiro.
Segundo informações da coluna de Roseann Kennedy, no Estadão, Jair Bolsonaro vai se manter distante de Brasília neste aniversário do 8 de janeiro, para evitar mais aproximações de seu nome aos atos antidemocráticos.
O plano é de que o ex-presidente Bolsonaro continue suas férias em Angra dos Reis (RJ), local em que tem sido flagrado nos últimos dias andando de Jet Ski.
O Estadão apresenta que foi acertado por grupos bolsonaristas que manifestações não seriam realizadas neste 8 de janeiro, mas existe mobilizações nas redes sociais para que os apoiadores de Bolsonaro considerem o aniversário dos atos antidemocráticos que vandalizaram os prédios da Esplanada um feriado chamado de "Dia do Patriota".
Durante o 8 de janeiro de 2023, Bolsonaro estava nos Estados Unidos. O ex-presidente só voltou ao Brasil no fim de março. Em entrevista para CNN Brasil, Bolsonaro afirmou na última quinta-feira (04) que o 8 de janeiro foi "uma armadilha da esquerda".