A programação de Natal do Recife chega ao seu ápice neste final de semana, com o cortejo de bois no Recife Antigo o Baile do Menino Deus, que encherá o Marco Zero de tradição e emoção natalina. Haverá, ainda, apresentações de pastoris, bois, orquestras e bandinhas natalinas, além de grupos de ciranda e cavalo marinho.
Na sexta (22), a Vila Vintém será palco para as Jornadas, recebendo quatro pastoris e uma orquestra, na Rua Dr. João Santos Filho.
O sábado (23) vai encher o Recife de festa. A programação será caprichada, espalhando 25 atrações pelos polos natalinos da Rio Branco, Segundo Jardim e parques da Macaxeira, Dona Lindu e das Graças.
No Recife Antigo, o Natal que Ilumina começa a desfilar cedo suas atrações. A partir das 15h, já tem pastoril se apresentando no palco localizado na Rio Branco, próximo ao Marco Zero. Depois a programação vai se espalhar para todo lado, com o desfile de sete grupos de bois pelas ruas do bairro.
Nos demais polos, borboletas pequeninas e pastoras azuis e encarnadas convidarão o Recife a celebrar o ciclo, do jeito que seu rei mandou dizer, a partir das 17h.
No domingo (24), bandinhas e orquestras farão apresentações volantes por vários polos, para encher de acordes o começo da noite de Natal.
Outra tradição natalina que encontra as ruas da cidade neste fim de semana é o Baile do Menino Deus. Nos próximos dias 23, 24 e 25, a partir das 20h, o Marco Zero recebe a encenação a céu aberto do célebre espetáculo natalino, que chega à sua 20ª edição no Recife Antigo, com direção de Ronaldo Correia de Brito, realização da Relicário Produções e apoio da Prefeitura do Recife.
Gratuito e aberto ao público, o Baile conta a história do nascimento de Jesus, filho de Maria e José, emoldurada pelos folguedos e brincadeiras populares do Nordeste, tendo um ator indígena e uma cantora e compositora negra como protagonistas, Caique Ferraz e Laís Senna.
Emprestarão suas vozes para o musical natalino, que adotará figurino afrofuturista nesta edição, embalada pelo Hip Hop e pelo break, artistas como Almério e Maestro Forró, Silvério Pessoa, Surama Ramos, Isadora Melo e Lucas dos Prazeres, entre outros.
O ciclo natalino seguirá iluminando a programação cultural recifense até o dia 6 de janeiro, quando a Lapinha queimará, espalhando nos novos ventos de 2024 os melhores votos e auspícios recifenses e abrindo alas para o Carnaval.
Jornadas para Celebrar - Vila Vintém (Rua Dr. João Santos Filho)
Avenida Rio Branco
Segundo Jardim
Parque da Macaxeira
Parque Dona Lindu
Parque das Graças
Marco Zero
Avenida Rio Branco
Segundo Jardim
Parque da Macaxeira
Parque Dona Lindu
Parque das Graças
Marco Zero
Marco Zero