NO AR

Musical

Com Musical

Brasil

Câmara deve votar revisão do Novo Ensino Médio nesta terça (19)

Texto de Mendonça Filho sobre reformulação do Novo Ensino Médio pode ser votado nesta terça (19); veja principais pontos de mudanças e entenda situação da reforma do ensino médio criada durante a gestão de Mendonça no Ministério da Educação

Publicada em 19/12/2023 às 09:57h - 63 visualizações

por Cynara Maíra


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Texto de Mendonça Filho sobre reformulação do Novo Ensino Médio pode ser votado nesta terça (19); veja principais pontos de mudanças e entenda situação da reforma do ensino médio criada durante a gestão de Mendonça no Ministério da Educação - GUGA MA  (Foto: )

Nesta terça-feira (19), a Câmara dos Deputados deve votar o projeto de lei que modifica pontos do Novo Ensino Médio. O relator do material analisado, deputado Mendonça Filho (União Brasil-PE), era ministro da Educação na época de desenvolvimento da reforma. 

Problemas com o Novo Ensino Médio

A votação que pode ocorrer nesta terça irá definir mudanças no sistema criado pelo governo de Michel Temer (MDB), que tinha o objetivo de assegurar um ensino mais flexível, com as disciplinas básicas e áreas de aprofundamento a partir da escolha dos alunos. 

Apesar da premissa de garantir um ensino completo, mas flexível, desde sua implementação em 2022, o Novo Ensino Médio é alvo de críticas por diminuir o tempo de disciplinas obrigatórias e tradicionais e as disciplinas eletivas serem pouco úteis ou conectadas com o currículo escolar. Também existem queixas de escolas que não detêm opções suficientes de itinerários. 

Baseado em tal questão, o governo Lula enviou um projeto de lei que retomava o maior protagonismo das disciplinas tradicionais na carga horária. Esse texto acabou por ser adaptado pelos deputados, tendo Mendonça como relator

REVOGAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO: terão MUDANÇAS? Entenda

Novo Ensino Médio: entenda relatório que pode ser votado hoje (19)

As mudanças de Mendonça seguiram um meio termo entre a versão atual do Novo Ensino Médio e o projeto apresentado pelo governo Lula, o relator aponta que diversos problemas vinculados com a reforma foram causados por falhas na coordenação do Ministério da Educação (MEC) do governo Bolsonaro (PL) e dificuldades causadas pela pandemia.

Com isso, confira as principais alterações no sistema: 

COMO FUNCIONA ATUALMENTE PROPOSTA DO GOVERNO LULA RELATÓRIO DE MENDONÇA
60% DE CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA (1800 HORAS DE 3000 HORAS) 80% DA CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA (2400 HORAS DE 3000 HORAS_) 70% DA CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA (2100 HORAS DE 3000 HORAS)
40% CARGA HORÁRIA ELETIVA (1200 HORAS DE 3000 HORAS) 20% DA CARGA HORÁRIA ELETIVA (600 HORAS DE 3000 HORAS) 30% DA CARGA HORÁRIA ELETIVA (900 HORAS DE 3000 HORAS)
FORMAÇÃO TÉCNICA É UM DOS ITINERÁRIOS POSSÍVEIS 200 HORAS DA CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA (8% DO TOTAL) PARA CONTEÚDOS DE FORMAÇÃO TÉCNICA 300 HORAS DA CARGA OBRIGATÓRIA (14% DAS 2100 HORAS) COM CONTEÚDOS DE FORMAÇÃO TÉCNICA

Foi definido na quarta-feira passada (13) que a votação sobre o Novo Ensino Médio devia ser apresentado sob regime de urgência, o que garante que não precise passar pelas comissões da Casa. Justamente por isso, o texto pode ser votado já nesta terça. 

Essa é a última semana de atividade parlamentar antes do recesso da categoria a partir deste sábado (23). O Congresso Nacional só retorna em fevereiro. Com a necessidade de aprovar medidas urgentes o mais rápido possível, essa semana será marcada por diversas votações, também é previsto que a taxação de apostas esportivas seja deliberada nesta terça. 

O Governo Lula planejava adiar mais a votação da reforma no Novo Ensino Médio, já que os pontos apresentados no relatório de Mendonça ainda não representam seus desejos, mas acabou vencido na Câmara com a aprovação da medida de urgência.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

NOSSO SUCESSO Á 26 ANOS E VC.

081 3522-1356

Visitas: 257611
Usuários Online: 16
Copyright (c) 2025 - Rádio Ponte FM 98.5 - Radio Ponte FM 98.5 Fone: 81-3522-1356 Endereço: Rua João Paes Barreto 42a Alto do Sol, Ponte dos Carvalhos, Cabo de Santo Agostinho-PE