Nesta segunda-feira (18), o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) realizou a sua IX Cantata de Natal do IMIP, evento que se consolidou no calendário natalino da cidade do Recife. O emocionante espetáculo reuniu elementos teatrais na fachada externa neoclássica do secular Hospital Pedro II – IMIP, envolvendo música, dança e teatro, numa noite repleta de emoções.
No enredo, a história do nascimento do Menino Jesus é contada por meio de referências da cultura pernambucana e projeções de luz. O evento é gratuito e livre para todos os públicos, em especial para os pacientes, familiares, profissionais de saúde da instituição e comunidade do entorno.
O espetáculo teve a participação do Coro Sinfônico da Faculdade do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (STBNB), regido pela Maestrina Hadassa Rossiter, direção geral e coreografia de Roberto Costa, projeções em vídeo mapping por Gabriel Furtado, iluminação cênica por Jathyles Miranda, e sonorização especial para Teatro ao ar Livre por Gera Vieira, para transformar o ambiente em um grande teatro ao ar livre.
A Cantata se propõe a ser uma noite de reflexão para esquecer, ainda que por um breve intervalo de tempo, a dor e o sofrimento provocados pelo adoecimento e celebrar o dom da vida - mesmo para aqueles pacientes que não podem estar presentes no pátio externo, mas que escutam o evento dos seus leitos.
"O espetáculo fala sobre sentimentos de amor, de amizade e de acolhimento que formam esse universo de solidariedade”, afirma a presidente do IMIP, Silvia Rissin.
O Natal é um momento de especial sensibilidade para a sociedade e, sobretudo, para aquelas pessoas que estão afastadas do convívio familiar.