A ordem de serviço para construção da sede definitiva do campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) em Olinda foi assinada em uma cerimônia realizada na última segunda-feira (11), no auditório do Mercado Eufrásio Barbosa, no bairro do Varadouro.
O IFPE de Olinda será construído em um terreno localizado no bairro de Casa Caiada, doado pela prefeitura da cidade.
As obras terão início em 8 de janeiro de 2024, com conclusão estimada em 420 dias, ou seja, em março de 2025.
O acompanhamento, fiscalização e controle da execução da obra estarão sob a responsabilidade do departamento de obras e projetos do IFPE, composto por fiscais, técnicos e administrativos, além dos gestores do Campus Olinda.
"A chegada da sede definitiva do IFPE em Olinda é de extrema importância, pois proporcionará oportunidades de formação e educação de qualidade para a população, além de contribuir para a redução da evasão escolar. Parabenizo a todos os envolvidos e agradeço ao governo federal pelo apoio. Estamos empenhados em fazer com que o Instituto seja inaugurado o mais rápido possível”, afirmou o prefeito Lupércio.
O campus do IFPE Olinda foi anunciado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, no último mês de junho, durante a inauguração do campus Paulista, também na Região Metropolitana do Recife.
Desde 2014, uma sede provisória abriga as aulas do IFPE da Marim dos Caetés, no bairro de Jardim Atlântico, no prédio onde funcionava o Colégio Santa Emília. O campus foi lançado dentro da terceira fase de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
A sede definitiva terá 6.456 m² de área projetada, com capacidade física para atender cerca de 1,2 mil estudantes.
O projeto prevê 16 salas de aula, 12 laboratórios, 15 salas administrativas e pedagógicas, uma biblioteca, um auditório com capacidade para 200 lugares, uma área de convivência, uma guarita, uma cabine de força, um castelo d'água, um reservatório semienterrado de água potável e de águas pluviais, passarelas cobertas e elevadas, pavimentação, paisagismo e estacionamento com 182 vagas, além de um depósito de gás e um de lixo, além de sistema de energia solar.
"O Instituto Federal oferta cursos profissionalizantes e cursos superiores. Então permite que os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade em sua própria cidade”, garante a secretária de Educação de Olinda, Edilene Soares.
"Eu só acredito que a gente seja feliz quando estamos felizes no trabalho, já que é o local em que passamos o maior tempo do nosso dia. E é gratificante ver uma equipe que vibra com cada iniciativa como essa que estamos assinando hoje. Essa é uma vitória de todos”, afirmou a diretora do Campus Olinda, Luciana Tavares.