O deputado estadual João Paulo (PT) revelou, em recente debate de rádio, que o LAFEPE, laboratório estatal do Governo do Estado, poderá produzir "cannabis medicinal", a popular maconha, em Pernambuco.
"Há um interesse do laboratório nesse sentido. A partir de projeto nosso mandato, agora existe uma lei que permite o cultivo de cannabis medicinal em nosso Estado", revelou o parlamentar.
Em Pernambuco, o Projeto Cannabis, da UFPE, busca implementar no LAFEPE a produção do óleo de canabidiol, para distribuição pelo SUS.
Responsável pela área comercial da iniciativa, Alberto Fernandes destacou que 430 mil brasileiros já utilizam o produto.
Sobre o potencial desse mercado, ele informou que, em 2018, o faturamento foi de 430 milhões de reais no Brasil.
E projetou que, havendo a regulamentação para a produção no país, a projeção para daqui a quatro anos é de 9,5 bilhões de reais.
"Nosso projeto sobre Cannabis medicinal foi aprovado por ampla maioria na Assembleia Legislativa. Muitos parlamentares, mesmo com posições conservadoras, votaram a favor, às vezes pressionados por famílias de pacientes que precisavam de derivados da planta para o tratamento de seus parentes", revelou João Paulo.