Pela primeira vez na história do programa Minha Casa, Minha Vida FAR, destinado às famílias com renda familiar de até R$ 2.640,00, para construção de habitação de interesse social, a Prefeitura do Recife consegue aprovar um número tão substancial empreendimentos.
O presidente Lula, na presença do prefeito João Campos e do secretário de Habitação, Ermes Costa, anunciou que a capital pernambucana terá 1.432 unidades habitacionais, um investimento do Governo Federal da ordem de R$ 272 milhões.,
Responsável pelo cadastro dos projetos, a Secretaria de Habitação efetuou a inscrição dos seis empreendimentos aprovados ainda nas primeiras horas do dia 1 de agosto, data de início das inscrições do programa Minha Casa, Minha Vida FAR.
A Caixa Econômica Federal, que gere o Programa, analisou a documentação, visitou os terrenos dos futuros habitacionais e encaminhou as propostas ao Ministério das Cidades, órgão responsável pela seleção dos que serão contratados.
De acordo com a gestão, o número de unidades habitacionais contempladas pelo Recife é próximo do teto do programa para uma única cidade de Pernambuco.
O secretário Ermes Costa comemorou o resultado do anúncio. “Entramos para a história do Recife. Parabéns a toda equipe que garantiu esse resultado, em especial, da Secretaria de Habitação. Estamos cumprindo nosso compromisso de garantir moradia digna e melhoria da qualidade de vida para muitos recifenses que vivem em situação precária e em áreas de risco. Além disso, será injetado um grande volume financeiro, que irá movimentar a construção civil com a geração de emprego e renda por conta das obras", disse.