Brasileiros já podem usar o novo recurso do Google que usa inteligência artificial generativa nas buscas, onde o usuário recebe um resumo geral em tópicos do assunto pesquisado e pode dar feedbacks em relação ao resultado gerado.
Ainda como forma de experimento, o Google traz a Search Generative Experience (SGE), nome do novo recurso com IA, para todos os usuários que desejam ter uma experiência mais otimizada. A SGE pode aparecer na página de resultados da pesquisa, tanto no Chrome quanto no app Google, para computador quando ativada.
Contudo, o Google ressalta que temas considerados sensíveis, como perguntas de cunho sexual ou sobre saúde, não terão um resumo gerado pelo novo recurso.
"Para desenvolver e melhorar as experiências da IA generativa na Pesquisa e as tecnologias de aprendizagem automática que as alimentam, a Google usa as interações das pessoas com essas experiências. Isto pode incluir interações, como o que pesquisam e o feedback que dão, por exemplo, um gosto ou um não gosto. A revisão humana é uma das várias formas de avaliarmos e melhorarmos a qualidade dos nossos resultados e produtos de forma responsável.", afirmou o Google.
Para usar a SGE, é necessário ter mais de 18 anos, estar no navegador Chrome e ter uma conta Google gerenciada por conta própria.
Ao ser ativada, basta pesquisar o termo desejado e o recurso gerará definições, tópicos e mostrará links de referência para que o usuário obtenha informações básicas. O Jornal do Commercio testou o novo recurso e, assim como as pesquisar do Google, a geração dos conteúdos pela IA também apresentam rapidez.
Confira o passo a passo para ativar o recurso no celular e no computador para pesquisas do Google com IA generativa:
Caso o usuário não consiga ativar pelo computador neste passo a passo, é possível acessar o site: https://labs.google.com/search/experiment/1.