A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (25) a 19ª fase da Operação Lesa Pátria, que identifica pessoas ligadas aos atos golpistas de 8 de janeiro, em Brasília.
Nesta nova etapa, a PF cumpre medidas judiciais contra 12 investigados, sendo cinco prisões preventivas e 13 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo STF.
Um dos alvos da operação desta quarta-feira é um sobrinho de Jair Bolsonaro, Léo Índio, que participou ativamente dos atos de 9 de janeiro e já foi alvo da mesma operação da PF anteriormente.
De acordo com a corporação, os fatos investigados constituem crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido e crimes da lei de terrorismo.
As medidas desta quarta-feira estão sendo cumpridas em cinco cidades brasileiras:
A Operação Lesa Pátria se tornou permanente e as investigações seguem em curso. Atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais cumpridos são divulgados pela PF quando novas ações são realizadas.