Enquanto a governadora Raquel Lyra vive uma relação conturbada com a Assembleia Legislativa do Estado (Alepe), com calmarias e tempestades ocacionais, no plano municipal, o prefeito João Campos dá sinais de uma boa relação com o Legislativo Municipal. As relação são tão amistosas que o presidente da Câmara dos Vereadores do Recife, Romerinho Jatobá, é tido como um dos nomes para compor a chapa do prefeito em 2024, caso o PSB opte por uma chapa pão com pão, isolando o PT da majoritária.
Em um dos gestos mais simbólicos, o prefeito João Campos levou Romerinho para Washington, nos Estados Unidos, quando foi assinar o contrato de empréstimo internacional do Banco Interamericano de Desenvolvimento. O contrato bilionário vai permitir investimentos em obras estruturadoras na capital pernambucana, com destaque para habitação e saneamento básico.
Os vereadores de situação, maioria na casa, obviamente torcem pela eventual indicação de Romerinho, almejando a ampliação dos espaços de poder e interlocução com um ex-vereador na cadeira de vice.
Sem alarde, um inusitado ato publicado no Diário Oficial da Câmara de Vereadores do Recife chamou a atenção.
Uma resolução autorizou o presidente da Câmara, vereador Romerinho Jatobá (PSB), a se ausentar do Poder para viajar aos Estados Unidos entre 1° e 14 de novembro deste ano.
O que chamou a atenção é que o ato foi assinado pelo próprio Romerinho Jatobá. Ou seja, pelo Diário Oficial, o vereador autorizou a si mesmo viajar para os Estados Unidos.
Um advogado especialista em Direito Administrativo informa ao Blog, sob reserva de fonte, que o ato deve ter sido um erro das dezenas de assessores comissionados que atendem a Câmara.
"Pelas leis de processo administrativo, um agente público não pode autorizar licença para si mesmo. Está obviamente impedido. O ato deveria ter sido assinado pelo vice-presidente da Câmara", diz o advogado.
Segundo o ato, as despesas com a viagem serão "arcadas com recursos próprios".
Fica aberto espaço para a Câmara do Recife, caso queira prestar esclarecimentos.